imprensa

Expansão de rede: Samae inicia travessia de tubulação em ponte no Souza Cruz

Durante esta semana, a empresa Terrassis Saneamento, de Apucarana (PR), deu início a execução de uma travessia de água tratada sobre a ponte existente próximo da Marmoraria Erbs, no bairro Souza Cruz.

A obra, realizada através do Método Não Destrutivo (MND), faz parte das etapas finais da expansão de rede iniciada pela companhia no fim de abril. Trata-se da maior intervenção de saneamento realizada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque nos últimos anos.

Jober Allan Moro João, engenheiro civil e especialista em Obras Civis do Samae, explica que o objetivo da travessia é interligar a adutora de ferro fundido existente nas duas cabeceiras da ponte.

A tubulação que passará sob o rio é de Polietileno de Alta Densidade (Pead), que se destaca pela durabilidade em relação a outros polímeros, além de garantir flexibilidade e leveza.

“Para assentar estes tubos utilizamos uma moto perfuratriz de solo, realizando um furo piloto. Depois, foi feito um alargamento deste furo, de 300 milímetros. Nesta sexta foi realizado um terceiro alargamento, desta vez de 750 milímetros, para que, então, possamos colocar a adutora de 500 milímetros. Ela será inserida para dentro do túnel formado. Depois disso colocaremos um colarinho para interligar com os tubos de ferro já instalados”, explica o servidor.

Apesar de a obra estar prevista para finalizar até o dia 26 de novembro, a autarquia trabalha com a antecipação desse prazo.

Além desta travessia, o Samae também atua na ponte próximo da Paróquia Santa Catarina, na rua Ludovico Merico, bairro Dom Joaquim. Nos próximos dias também terá início a última travessia de tubulação, na ponte existente próximo do Posto Opa, no bairro Tomás Coelho.