imprensa

Engenheiro do Samae apresenta case de sucesso da autarquia em congresso nacional

Durante a semana passada, o engenheiro sanitarista Eduardo Fernandes, diretor de Expansão do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, ministrou uma palestra no Congresso Conexão BIM, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Santa Catarina (CREA SC).

Sediado em Florianópolis, nos dias 10 e 11 de novembro, o congresso marcou a retomada dos eventos presenciais realizados pelo CREA. Neste ano, o tema central foi BIM de Norte a Sul. Com isso, cada região do país teve cases de sucesso apresentados para o público. Todos eles referentes a projetos que utilizaram o sistema BIM, que se traduz como Modelagem de Informação da Construção (Building Information Modeling, em inglês).

O BIM pode ser caracterizado como um modelo virtual, que não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização. Trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, possuindo, assim, muitos detalhes no tocante a composição dos materiais de cada elemento.

“Além da participação no evento, o Samae foi convidado para dar uma palestra sobre o uso de tecnologia nos sistemas de abastecimento de água, na sala que trata sobre BIM na Infraestrutura”, ressalta Fernandes. Na ocasião, o servidor falou sobre o modelo virtual de toda a rede de abastecimento de Brusque, com mais de 700 quilômetros de extensão. “O Samae já é uma referência em se tratando de modelagem hidráulica com o sistema BIM”, finaliza.