imprensa

Reconstrução e reforço de rede Rua Nova Trento

O SAMAE finalizou na última semana a reconstrução e o reforço na rede de abastecimento de água na rua Nova Trento, paralelo às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), realizadas pela Prefeitura de Brusque.

A intervenção do SAMAE no local iniciou com a instalação de mangueiras de PAD, que minimiza a falta de água nas casas durante a obra. Além disso, antes da drenagem do PAC, a tubulação passava no meio da rua e, agora, foi deslocada para a lateral, entre o passeio e o meio fio. Outra vantagem foi a substituição da rede com diâmetro de 100mm para a nova de 150mm, garantindo o reforço para o crescimento populacional do bairro.

“Nós trabalhamos em parceria com a prefeitura e estamos bem afinados com as obras do PAC. Iniciamos com uma reunião de planejamento das obras e a localidade onde serão executadas. Depois, transferimos isso para a agenda e nos programamos para a atuação em conjunto. Antes da chegada da Secretaria de Obras, o SAMAE retira a rede, instala a mangueira de PAD, que é flexível e passa pela calçada. A prefeitura, então, instala a galeria e, antes de fechar com o asfalto, o SAMAE reimplanta a rede e, neste caso da Rua Nova Trento ainda há o reforço de rede de 100mm para a nova de 150mm”, explica o diretor técnico do Samae, Fausto Murilo Diegoli.

Segundo ele, os novos projetos já determinam a rede de água entre o passeio e o meio fio das ruas. “É mais fácil, rápido e barato executar um reparo na calçada do que provocar a intervenção na rua, prejudicando o fluxo de veículos”, observa.

Durante as obras do PAC na Rua Nova Trento, em poucos momentos as residências ficaram sem água e, pelo menos, até o fim de cada dia, a distribuição era restabelecida. De acordo com o diretor técnico do Samae, apenas os moradores que não possuem reservatório de água em suas residências perceberam a interrupção do abastecimento.

Ao todo, foram cinco dias de intervenção do Samae nas obras do PAC da Rua Nova Trento.