imprensa

Samae notifica consumidores por desperdício de água

Samae notifica consumidores por desperdício de água
Medida é embasada pelo decreto 8.297/2019

Como medida de conscientização e enfrentamento à crise de abastecimento de água tratada, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque – Samae já autuou aproximadamente 100 consumidores por desperdício, no início deste ano. As autuações são embasadas pelo Decreto 8.297/2019, que veda a utilização de água para lavagem de veículos e calçadas, irrigação de jardins, entre outros.

A fiscalização sobre o uso da água é de responsabilidade dos agentes do Instituto Brusquense de Planejamento – IBPLAN em conjunto com os servidores do próprio Samae. A autarquia também recebe denúncias por meio dos telefones: 115, 47-3351-0590, pelo e-mail comunicacao@samaebru.com.br e pela sua página no Facebook.

Os consumidores que não cumprirem o Decreto e forem fiscalizados ou denunciados serão notificados via Correio, com Aviso de Recebimento - AR. Em caso de reincidência, o Samae poderá aplicar multa ou cortar o fornecimento de água.

Os agentes de fiscalização estão autorizados a ingressar em qualquer estabelecimento industrial, comercial ou residencial, desde que haja fundada suspeita de uso indevido de água tratada.