imprensa

SAMAE Brusque apresenta Plano de Gestão de Perdas de Água e Energia em último encontro da iniciativa Redes de Aprendizagem

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Brusque aderiu ao Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água (ProEESA), de gestão de perdas de água e energia em sistemas de abastecimento de água. Visando contribuir para a sustentabilidade econômica e ambiental dos prestadores de serviços a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, por meio da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (AGIR) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), realizou a iniciativa Redes de Aprendizagem visando a redução de perdas de água e energia dos prestadores de serviços, com participação do Diretor Presidente, Roberto Bolognini, do Engº Eletricista Diego Ribeiro Pena e do Engº Sanitarista e Ambiental Eduardo Fernandes.

O projeto de cooperação em eficiência energética no abastecimento de água atua na melhoria das condições para a implantação de medidas nas entidades prestadoras de serviço. O objetivo é aproveitar o potencial de economia existente nos sistemas de abastecimento. O modelo, consagrado no exterior, consiste na formação de redes de aprendizagem com pequenos grupos que se tornam multiplicadores das técnicas estudadas.

Para isto foi estabelecido uma rede com prestadores de serviços da região do Médio Vale para sessões de trabalho que foram desde encontros para trocas de experiências a treinamentos específicos e acompanhamento de especialistas nacionais e estrangeiros na temática de perdas de água e eficiência energética, auxiliando na elaboração do Plano de Gestão de Perdas de Água e Energia

O Plano de Gestão de Perdas de Água e Energia do SAMAE foi apresentado, nesta sexta-feira (5), no encerramento do ProEESA, no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em Blumenau. O Plano apresenta Programas e Projetos a serem aplicados pela Autarquia nos próximos anos, com metas para diminuir os índices de perdas e aumentar a eficiência dos sistemas de abastecimento de água do município.

O ProEESA foi realizado entre os meses de novembro de 2017 e outubro de 2018 nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guaramirim, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Iniciativas congêneres estão ocorrendo em demais países como Alemanha, México e El Salvador.