imprensa

Reservatório chega ao Samae Brusque

Após o atraso de aproximadamente 15 dias por conta da passagem do Furacão Matthew nos Estados Unidos (EUA), o carregamento contendo o novo reservatório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque chegou na sede administrativa da autarquia durante o início de tarde desta quinta-feira, 17 de novembro. Era por volta de 12h30min quando as duas carretas contendo o material estacionaram no Parque Leopoldo Moritz, após carregá-lo no Porto de Itajaí.

De acordo com a diretora-presidente do Samae, Fabiana Dalcastagné, o próximo passo é descarregar o material próximo da base do reservatório para começar a construção da cisterna, feita por trabalhadores da empresa licitada. “Esse procedimento vai ser feito nesta sexta-feira. A partir do momento em que este traslado finaliza, através de caminhão munck, a empresa já vai iniciar a montagem. Vai ser um trabalho constante, pois, agora, a corrida é contra o tempo. Vai ser trabalhado dia, noite, até porque temos um prazo de entrega para 17 de dezembro. Esperamos que as condições climáticas nos ajudem”, afirma.

Na alfândega, o carregamento do R5, como será chamado o reservatório com capacidade de armazenar 6,5 milhões de litros de água, recebeu canal verde. Ou seja, para ser despachado, bastou a apresentação de documentos na unidade aduaneira, sem que os contêineres precisassem ser revisados pelos agentes da Receita Federal. O que acabou agilizando todo o processo de transporte.

O reservatório é composto de chapas de aço vitrificado. Desmontado, ele é levado até a base de concreto, onde ele é retirado das caixas e montado passo a passo pelos trabalhadores da empresa Tanks BR, vencedora da licitação.

Mais informações no telefone 115 ou, então, através do 47 32550500.

por Wilson Schmidt Junior
coordenador de imprensa Samae Brusque