imprensa

Samae Brusque realiza segunda fase de concretagem da base

O ritmo segue acelerado no campo de obras do novo reservatório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque. Durante a última sexta-feira, 4 de novembro, e sábado, 5, trabalhadores, tanto da empresa responsável pela construção, quanto engenheiros da autarquia, realizaram a segunda fase da concretagem da base do R5, como será chamado o tanque que poderá armazenar 6,5 milhões de litros.

“Começamos por volta de 10h30min e a concretagem em si durou até às 21h30min. Das 21h30min, até às 5h30min de sábado, eles fizeram a queima, o alinhamento do cimento. Todo esse trabalho foi acompanhado pelo corpo de engenheiros do Samae”, pontua Fabiana Dalcastagné, diretora-presidente da autarquia municipal.

De acordo com o cronograma da obra, o período de cura finaliza na próxima sexta-feira, 11 de novembro. Nesta segunda, porém, os funcionários já retornaram ao trabalho, retirando a caixaria que serviu de molde para a aplicação do concreto. “A próxima etapa agora é o recebimento da estrutura do reservatório, que vem de navio dos Estados Unidos. A carga deve estar aportando no Brasil entre os dias 14 e 17 de novembro, na semana que vem (...) e dali em diante, chegando aqui, já começa a montagem por parte da empresa do reservatório em si”, complementa Dalcastagné.

Paralelamente, durante o erguimento da estrutura do R5, servidores do próprio Samae Brusque irão realizar as interligações hidráulicas do reservatório. “A gente não licitou uma empresa para fazer isso. Serão os próprios encanadores que irão fazer”, conta.

Furação Matthew

A estrutura do reservatório, vinda da América do Norte por via marítima, já era para ter chegado a Brusque. Porém, a passagem do furacão Matthew no continente resultou na reorganização de várias rotas de navegação. Com isso, o prazo de entrega estende-se aproximadamente 15 dias, ficando para a metade do mês de dezembro.

por Wilson Schmidt Junior
coordenador de imprensa Samae Brusque